quarta-feira, 13 de junho de 2012

Exames de imageamento desnecessários aumentam risco do câncer de mama

Pesquisadores revisaram todos os dados científicos compilados até hoje sobre os fatores de risco do câncer de mama e fizeram uma descoberta surpreendente.
Já se sabia que a pequena dose de radiação dos exames de mamografia pode aumentar o risco de câncer de mama para algumas mulheres, além de dar um elevado número de resultados falsos positivos.
Mas o novo estudo, realizado na Universidade da Califórnia (EUA), está recomendando às mulheres tentar evitar ao máximo qualquer tipo de exame de imageamento médico.
Reposição hormonal e radiação de exames
Rebecca Smith-Bindman e seus colegas analisaram todos os dados sobre fatores ambientais que possam aumentar o risco do câncer de mama, incluindo pesticidas, produtos de beleza, produtos de limpeza doméstica, plásticos usados para fazer garrafas etc.
Segundo eles, não há dados científicos suficientes para confirmar ou para descartar qualquer um dos produtos analisados como fator causador do câncer de mama.
Contudo, surgiram dois fatores que “definitivamente aumentam o risco de uma mulher ter câncer de mama”: a terapia de reposição hormonal pós-menopausa e a exposição à radiação dos exames de imageamento médico.
A terapia de reposição hormonal vem sendo desaconselhada há alguns anos. Mas a exposição à radiação dos exames é novidade.