terça-feira, 15 de maio de 2012

TJ: valores se aproximam de R$ 15 mi; magistrados vão a julgamento

A sindicância do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte que apura fraudes praticadas no âmbito da divisão de precatórios identificou roubo estimado em cerca de R$ 15 milhões, cinco a menos do que foi declarado ao Fantástico por Carla Ubarana.

“Nem ela mesmo sabe quanto desviou. Fala em 20, 18 milhões”, comentou uma fonte que acompanha os trabalhos de investigação. O processo de apuração depende ainda de documentação a ser enviada pelo Banco do Brasil. Até o fim da semana, o valor será exatamente quantificado.

Mesmo com os trabalhos se aproximando do final, ainda é cedo para saber se o roubo empreendido a várias mãos vai ultrapassar a segunda dezena dos milhões de reais. É improvável, não obstante, que as cifras cheguem à centena de milhões, como se especulou no início das investigações.

CNJ

Após a exposição em rede nacional do caso, com direito a entrevista de Carla Ubarana se arvorando a onisciente sobre o manuseio dos precatórios, Conselho Nacional de Justiça emitiu nota informando que o julgamento dos desembargadores Rafael Godeiro e Osvaldo Cruz foi marcado para o dia 21 de maio.

A íntegra:

Com referência às graves denúncias veiculadas pelo programa dominical “Fantástico”, o Poder Judiciário brasileiro, pelo seu Conselho Nacional de Justiça, informa que os fatos narrados pela reportagem já vêm sendo objeto de apuração pela Corregedoria do CNJ a partir de informações prestadas por magistrado do próprio estado do Rio Grande do Norte.

Conforme aprovado na última Sessão do Plenário do CNJ e seguindo prioridade que decorre da própria Constituição Federal (§ 4º do Art. 37), o Conselho confere primazia ao julgamento de processos que impliquem o mais eficaz combate à apropriação indevida de dinheiros, bens e valores públicos. Donde a previsão de julgamento, já no próximo dia 21 de maio, de Reclamação Disciplinar sobre os fatos noticiados no referido programa “Fantástico”.