terça-feira, 17 de abril de 2012

Financiamento pode ser solução para compra da casa própria

A casa própria é o sonho de milhares de brasileiros que moram de aluguel, mas para isso é preciso saber investir na melhor opção que hoje em dia é o financiamento. Estamos em uma época de programas sociais como o "Minha Casa, Minha Vida" que vem mudando a realidade de muitos brasileiros, mas o que fazer para não se endividar demais?

Não é muito difícil entender essa nova fase do mercado imobiliário: é só ir as ruas para ver que as reformas e construções dominam uma fatia das propagandas e das ruas da cidade.

Mas até que ponto um trabalhador pode se endividar para comprar seu imóvel? De acordo com economista e educador financeiro Reinaldo Domingos o financiamento é a melhor opção na compra do imóvel, mas o valor não pode ultrapassar um percentual do salário.

Para não comprometer gastos básicos com alimentação e contas mensais de água e energia, o cálculo para financiamento não deve ser superior a 30% do valor do salário. “As pessoas esquecem com a empolgação de obter a casa própria que é preciso ter em mente que quando se faz um financiamento existem os juros. São eles que, somados ao longo do contrato, podem significar o pagamento de duas até três vezes o valor da casa”, esclarece o educador financeiro.

Então, antes de comprar seu imóvel, calcule, pesquise e bem pense bem. Pense na sua economia e no seu bolso. Boa sorte!