segunda-feira, 30 de abril de 2012

América vence ABC de virada na primeira partida da decisão do Potiguar 2012

O América recebeu em Goianinha e venceu o ABC - 2 a 1 de virada - no jogo de "ida" da decisão do Campeonato Potiguar 2012.

Fantando 5 minutos para o jogo começar, muitos esperavam que o América "inventasse" de mudar a escalação - como fez em clássicos anteriores, ganhando a antipatia de parte da torcida e de quase toda a crônica esportiva local. Mas, desta vez, foi o ABC quem alterou a escalação, e ainda por cima duas vezes, quase como um "troco".

Nos minutos iniciais, o anfitrião América mstrou mais posse de bola, enquanto o visitante ABC explorava mais as laterais. Aos 19 minutos de jogo, o ABC abriu o marcador: Berg cruzou da esquerda, o goleiro aparou a ameaça, Raul ficou com o rebote e mandou a bola gol adentro - ABC, 1 a zero.

Após o gol, o ABC recuou um pouco, agindo de modo mais defensivo, enquanto o América buscava se recuperar do placar adverso. Logo, o time da casa reparou que havia uma deficiẽncia do lado esquerdo alvinegro - e tratou de explorar os avanços pela direita, asim como fazer vários ataques-relâmpago concentrados na área do ABC. A pressão do América seguiu-se ao longo da etapa complementar..

O empate rubro veio aos 18 minutos do segundo tempo: Ricardo Baiano lançou Isac, que da entrada da área avançou e arriscou chute firme - a bola foi "direto no ângulo". América, 1 a 1.

Aos 30 minutos veio a virada americana - Pingo avançou pela direita e cruzou a Lúcio Curió, que escorou de cabeça no "segundo pau", bola no fundo das redes. América 2 a 1, placar final.

O jogo da "volta" será no dia 6, no estádio Frasqueirão, em Natal. O América tem o empate a seu favor para sagrar-se campeão potiguar; o ABC precisa vencer por mais de um gol de vantagem para erguer mais um título estadual em casa; vitória alvinegra por apenas um gol de diferença força a decisão nos pênaltis.