terça-feira, 27 de março de 2012

Prorrogação do IPI reduzido satisfazem os lojistas

O Governo Federal resolveu estender o prazo da redução dos Impostos Sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos considerados da “linha branca”, que são geladeiras, fogões, máquinas de lavar roupa e tanquinho. O prazo terminaria no próximo dia 31 de março e agora será estendido por mais três meses.

O imposto da geladeira reduziu de 15% para 5% e o do fogão de 4% para zero. Já as máquinas de lavar roupa teve seu imposto reduzido de 20% para 10% e o Tanquinho teve redução de 10% para zero.

Os lojistas comemoram a extensão do prazo. “Por mim, o governo poderia estender a redução do IPI até o final do ano”, disse o gerente das lojas Maia-Magazine Luiza, Luiz José, que falou que estão querendo repor mais produtos no estoque.

De acordo com o gerente, o produto mais procurado pelo consumidor é a geladeira e em seguida, os fogões. Nas lojas, você pode encontrar diversos produtos com descontos variados nos preços.

O Governo acredita que a medida ajudou a aumentar o incentivar ao consumo e a compra desses produtos. O executivo também pensa em reduzir o IPI para outros produtos de bens de consumo e de capital, além da redução Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição Para o Financiamento da Seguridade Social (Confins) nos alimentos.

Outra provável medida seria a redução do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre o crédito de 2,5% para 2% ou 1,5% e a desoneração da folha de pagamento.

As vendas no mês de março tiveram um aumento nas vendas. A diferença foi de 6,5% em relação ao ano passado.

O porquê de o nome ser “Linha Branca”

O nome linha branca está associado aos produtos utilizados na cozinha, que são geladeiras, fogões, microondas, freezer, máquinas de lavar e entre outros. A cor branca se refere à cor dos produtos, que a maioria é branca. Não existe uma origem específica para chamar esses produtos com esse nome, só se sabe que é uma forma dos lojistas identificarem os produtos utilizados nas atividades do lar.

Esses eletrodomésticos, que na época da crise energética que assolou o Brasil entre 2001 e 2004 eram tidos como os vilões do consumo de eletricidade, hoje estão entre os produtos que, ao lado dos computadores pessoais fazem mais sucesso nas lojas varejistas de todo o país.

Já produtos como aparelhos de som e DVD são considerados produtos de “linha marrom”, porque a maioria desses produtos apresenta uma cor escura.

Fonte: No Minuto