quarta-feira, 7 de março de 2012

Pesquisa aponta pela primeira vez segundo turno em Natal

O levantamento do Insituto Start divulgado nesta terça-feira pelo Portal Nominuto.com e a 96 FM, aponta, pela primeira vez, para a possibilidade de segundo turno na capital.
Se as eleições fossem hoje, Carlos Eduardo Alves, que aparece no levantamento estimulado com 41,8% das intenções de voto, teria 52,3% de todos os votos válidos (aqueles que não consideram nulo, brancos e indecisos).
Como a pesquisa tem margem de erro de 3,2%, o pedetista oscila entre 49,1% e 55,5% dos índices. É preciso ter 50% mais um voto para configurar maioria e vencer no primeiro turno.
O ex-prefeito da capital caiu em relação ao levantamento anterior, feito em janeiro e que apontava vitória inequívoca já em primeiro turno. Carlos recuou de 47,5% para os atuais 41,8%. Todos os demais candidatos tiveram variação dentro da margem de erro da pesquisa. (Compare ao fim da matéria os resultados de cada levantamento).
A pesquisa espontânea - quando os nomes dos candidatos não são apresentados - revela ainda que cresceu o número de eleitores que ainda não definiram seu voto, algo que deve ser revertido quando os programas eleitorais no rádio e televisão forem iniciados em agosto.
Na pesquisa de janeiro, os indecisos eram 58%; agora eles são 72,1%. A Start realizou 960 entrevistas entres os dias 2 e 4 de março em 33 bairros nas quatro zonas da capital (Norte, Sul, Leste e Oeste). A margem de erro é de 3,2% para mais ou para menos.

Confira os números do levantamento estimulado:
                                           Janeiro      Março

Carlos Eduardo Alves            47,5%       41,8%


Wilma de Faria (PSB)           17,5%       18%



Rogério Marinho (PSDB)        8,8%         7,1%



Hermano Morais (PMDB)       4,8%         2,3%



Felipe Maia (DEM)                 2.4%        3,5%



Micarla de Sousa (PV)           2,2%        2,9%



Fernando Mineiro (PT)            1,1%        2,3%



Albert Dickson (PP)                  -            2%