sexta-feira, 30 de março de 2012

Hoje é dia de justiça na praça

Nesta sexta-feira, 30, a cidade de Areia Branca recebe a primeira edição em 2012 do programa "Justiça na Praça". Por meio do Núcleo de Projetos Sociais do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN), as atividades serão desenvolvidas em parceria com instituições públicas e da iniciativa privada, no largo da praça Nossa Senhora da Conceição e rua Coronel Liberalino, das 8h às 17h.
Essa é a segunda vez que o programa se instala em Areia Branca. Em 2009, a cidade foi marcada por um dia de cidadania e prestação de serviços gratuitos e ágeis para toda a população. O número de atendimentos ultrapassou os 5 mil procedimentos em um único dia. Diante do sucesso obtido naquele ano, a cidade se credenciou para essa nova edição do projeto, a primeira em 2012.
Durante todo o evento, hoje, serão emitidos RG, CPF e Carteira de Trabalho, assim como a transferência de título de eleitor e outros serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). Paralelo a isso, acontecerá também o atendimento de advogados e consultas processuais, casamento coletivo (100 casais), audiências, ações de cidadania, entre outros. Tudo isso de forma gratuita e acessível a toda a população.
De forma simultânea à realização dos serviços, acontecerão apresentações culturais na tenda principal, que foi montada em frente à sede da prefeitura, no largo da Praça da Conceição. Em Areia Branca, o "Justiça na Praça" estará chegando à sua a 28ª edição.
Outras três edições do programa ainda serão realizadas no primeiro semestre deste ano. Em abril, a 29ª será na praça Antônio Assunção, em São Tomé, no dia 27. A 30ª edição está prevista para 14 de maio, em Nova Cruz; e a 31ª será no dia 1º de junho, na praça São João Batista, em Assú. 
Justiça na Escola atuará na formação ética de alunos
Além do "Justiça na Praça", Areia Branca recebe hoje, também, o programa "Justiça e Escola". O convênio foi assinado em dezembro do ano passado entre a Prefeitura de Areia Branca e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN), viabilizando que o Judiciário colabore na formação ética dos alunos e, para isso, além de palestras e visitas de magistrados e servidores da Justiça às escolas, o programa se utiliza da metodologia de "O Caráter Conta", programa desenvolvido inicialmente na Virgínia-EUA baseado nos pilares do caráter: responsabilidade, senso de justiça, sinceridade, respeito, zelo e cidadania.
Para a desembargadora Maria Zeneide Bezerra, coordenadora do Núcleo de Programas e Projetos Socioambientais do TJ/RN, a oportunidade de implantar o "Justiça e Escola" nas redes públicas municipal de ensino é meta a ser alcançada a curto, médio e longo prazos.
"O Justiça e Escola é um programa contínuo que necessita capacitar multiplicadores e, na medida do possível, acompanhar sua execução ao longo do tempo. Dentro das possibilidades do Tribunal de Justiça, estamos implantando esse programa no maior número de cidades possíveis", destaca a desembargadora Zeneide Bezerra, que acompanhará todas as atividades desenvolvidas pelo "Justiça na Praça" hoje, em nível local.