quarta-feira, 14 de março de 2012

Falha impede emissão de carteiras de motorista em todo o país

Uma falha no sistema do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que presta serviços ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e aos Detrans estaduais, impediu, nesta terça-feira (13), a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em todo o país.

Além do Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach), a falha também afetou outros serviços: o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), onde são computadas todas as infrações cometidas pelo motorista fora do estado onde um veículo foi registrado e licenciado.

De acordo com o Denatran, o problema foi detectado no início da madrugada desta terça-feira, e a previsão inicial era de que o restabelecimento ocorreria por volta das 10h. Técnicos do Serpro, no entanto, identificaram e corrigiram a falha somente ao longo da tarde. O sistema foi normalizado, de acordo com a empresa, às 18h30m.

Em nota, o Serpro diz que houve um problema “entre a base de dados e a aplicação, sem afetar a integridade das informações”. Ainda não há informações do impacto da falha no sistema em todo o país.

De acordo com o Denatran, foram registradas oscilações consideradas pontuais nos serviços do Renavam e do Renainf, entre outros, nos Detrans do Rio de Janeiro e São Paulo, os principais do país.