quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Horário eleitoral no rádio e na TV deverá ser ampliado em 2012

Considerado um dos principais artifícios para conquistar o voto dos eleitores e alvo de disputa pelos partidos, o programa eleitoral gratuito transmitido na tevê deve sofrer mudanças este ano. Como há apenas 512 emissoras para cobrir os 5.565 municípios brasileiros, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estuda mudar a forma de transmissão, obrigando cada rede a veicular a propaganda de uma cidade.
Caso a modificação seja aprovada, as localidades grandes vizinhas das capitais, que hoje não sintonizam a propaganda de seus respectivos candidatos, poderão conhecer as propostas de cada um.
A resolução com as novas regras deve ser votada pelo TSE até o fim do mês. Antes disso, um grupo de trabalho comandado pelo relator da matéria, ministro Arnaldo Versiani, deve se reunir com entidades do setor de comunicação para coletar sugestões para o novo texto.
“O fato de existir poucas emissoras passa por uma questão política e de custo. É muito caro fazer televisão hoje, principalmente quanto a equipamentos e produção”, avalia o diretor de Assuntos Legais da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Rodolfo Machado Moura.